O Grupo Iberostar encerrou 2016 com um faturamento de 2,03 bilhões de euros, o que representa 10% a mais em relação ao ano anterior. 

Iberostar Praia do Forte (BA). Foto: Divulgação
Iberostar Praia do Forte (BA). Foto: Divulgação

A Iberostar Hotels & Resorts, a divisão hoteleira do Grupo, evoluiu positivamente ao longo do ano, tanto na região EMEA quanto na América.

Em 2016, os destinos espanhóis continuaram fortes se comparados aos demais destinos mediterrâneos, encerrando o ano passado como um dos melhores de sua história, tanto em âmbito de ocupação quanto de resultados. Canárias, Baleares e Andaluzia bateram recordes em termos de ocupação e RevPAR, superando a maioria dos destinos europeus, graças à crescente demanda do mercado espanhol e à excelente trajetória dos mercados emissores tradicionais, como o alemão e o britânico. A ocupação média da divisão excede a taxa de 80% e o RevPAR teve um crescimento que ficou próximo dos dois dígitos.

No continente americano, destacam-se especialmente o México e a República Dominicana, com crescimento sólido em termos de ocupação, preços e rentabilidade. Já Cuba, uma aposta estratégica do Grupo, dá sinais de aumento de preços e rentabilidade.

Em 2016, a cadeia desenvolveu um ambicioso programa de investimento com objetivo duplo. Por um lado, a abertura de hotéis em novos destinos como os EUA (IBEROSTAR 70 Park Avenue, Nova York), que abriu suas portas em junho passado, e Ibiza (IBEROSTAR Santa Eulalia Ibiza) e, por outro, a reforma e atualização de alguns de seus estabelecimentos para adaptá-los às novas necessidades dos clientes e dos padrões de qualidade da empresa.

Em sua política de reinvestimento do lucro, a empresa dedicou em 2016 mais de 90 milhões de euros na reforma de diferentes hotéis de seu portfólio em todo o mundo

Um dos fatores cruciais para os bons resultados do grupo nos últimos anos foi a sólida política de diversificação de sua carteira de negócios dentro do setor turístico internacional. Como parte dessa estratégia, Iberostar possui a maior parte do capital da Almundo.com, a  rede de agências de viagens físicas da Argentina com 50 pontos de venda e a segunda online. Em 2016, a agência fortaleceu sua presença online no México e na Colômbia, mercados da região, alcançando um faturamento similar ao do ano anterior, apesar da importante desvalorização das divisas nos países onde opera.
 
Nesta mesma linha, a W2M (WORLD2MEET), empresa fornecedora global de serviços turísticos e propriedade do grupo, focou sua atividade no processo de expansão internacional e consolidação dos destinos onde está presente.

Savia Reis / São Paulo(savia.reis@hosteltur.com)
@saviareis

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